18 de jan. de 2009

Sites confiáveis de informação médica e de saúde

Dicas para não se enrolar ou cair em sites não confiáveis.

Muita informação não necessariamente significa informação de qualidade. Ao lado de muitos sites sérios com informações úteis sobre saúde, existem outros que só querem empurrar um remédio ou tratamento, ou simplesmente foram escritos de forma irresponsável, com informação desatualizada ou que não foi checada.


"Devemos ter sempre em mente que o importante não é a informação, mas o uso que se faz dela", observa Clóvis Francisco Constantino, presidente do departamento de bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria.


"Algumas informações estão na Internet apenas por razões promocionais, ou por sensacionalismo, para criar terror. É sempre bom checar a fonte de uma informação, se ela vem de uma sociedade científica, de um jornal científico respeitado internacionalmente ou de uma universidade, por exemplo."


Nós reunimos uma lista de sites confiáveis, mas uma boa técnica é aliar a busca online com bom senso, escolhendo entre os resultados aqueles que levam a sites de especialidades médicas, de associações oficiais ou de conselhos de medicina. "Estes sites normalmente tem a extensão .org, ou org.br" ensina Clóvis.


Bula online - Serviço útil e simples: basta colocar o nome do remédio no campo de busca que o site traz o nome do fabricante e a bula com todas as informações sobre ele.


Biblioteca Virtual em Saúde


Biblioteca Eletrônica Científica Online


Agência Nacional de Vigilância Sanitária


Dr. Moisés Chencinski


Serviço de Saúde britânico em português


Patients like me - rede social para pessoas com doenças com HIV, esclerose múltipla etc.


Guia de Ética para Sites de Medicina e Saúde na Internet - Em 2001, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo publicou um guia de ética para sites de medicina, que pode ser muito útil para quem está fazendo pesquisa na Internet e quer saber como avaliar se um site é confiável e ético.

Fonte: BARBARA AXT Para o UOL Tecnologia

Um comentário:

  1. Olá Dra.
    Muito bom encontrar outro site que "pensa" Saúde com Tecnologia.
    O trabalho que ganhou o premio do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde em 2006, fala exatamente da credibilidade da informação das questões da saude que estão na internet.
    Parabéns!
    Leonardo

    ResponderExcluir