Mídias Sociais do TI Medicina

Instagram rss/feed twitter TI medicina contato FacebookLeandra Carneironome skype: timedicinaimessage: contato@timedicina.com.br

02/06/2010

Tecnologia aplicada à medicina ortopédica


Equipamentos robóticos

Para que uma prótese que substitui membros seja considerada um robô ela deve ter mecanismos robóticos com sensores e atuadores, ser automatizada e possuir um feedback, ou seja, sistema de realimentação .
Uma prótese robótica tem, acima de tudo, a função de substituir os músculos (dos braços, das mãos ou das pernas) obedecendo ordens do seu usuário.
O mesmo vale para as cadeiras de roda. Não é qualquer cadeira de rodas que pode ser considerada um robô. Entretanto há cadeiras de rodas com características que a tornam um autêntico robô.
Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano.

Utilidade na vida humana

Os equipamentos robóticos aplicados a vida humana tem sido de grande ajuda para as pessoas.
Na área da Medicina estes aparelhos têm sido de grande ajuda como, por exemplo, dando auxílio na precisão de diagnósticos; na mobilidade de idosos e deficientes e substituindo partes do corpo. Proporcionando assim uma vida mais simples estável.

Algumas pesquisas desenvolvidas entre 2005 e 2009

Prótese de mão robótica conectada aos músculos

Braço biônico controlado pelo pensamento

Computador controlado com o cérebro

C-LEG, O FUTURO DAS PRÓTESE


leia o artigo completo em: AH! Informática

Postagens populares