19 de abr. de 2012

Top 10 Gadgets Médicos - Dispositivos médicos

Esses são os dispositivos médicos mais interessantes na minha avaliação. Confira:

10. Zilico Handheld Systemscreening para ca de colo de útero, transdutor portátil para screening de cancer de colo de útero. O dispositivo APX Zilico usa espectroscopia de impedância elétrica para detectar diferenças entre o tecido normal, pré-canceroso e canceroso. Com capa descartável - substituído para cada paciente, superfície higienizável - adequado para salas de exame e Wireless, promete ser muito útil.

9. Zeo Sleep Manager:   sistema que monitora o sono, incluindo os estágios leve, profundo e REM (Rapid Eye Movement). Inclui uma headband que grava todos os estágios do sono, enviando os dados para iPhone ou Android por bluetooh mostrando posteriormente os dados em forma de gráfico pela manhã. O sistema ainda conta com um alarme inteligente, que desperta a pessoa no ponto ideal do ciclo do sono. 




8. BodyMedia FIT Armbands:  regista automaticamente as calorias “queimadas” durante as atividades diárias – desde o levantamento de pesos a lavar a louça – e monitoriza a qualidade do seu sono, um fator importante e muitas vezes menosprezado na perda de peso. Inclui braçadeira com quatro sensores que captam mais de cinco mil pontos de dados por minuto que, com a ajuda do Bluetooth, são depois enviados via Wi-Fi para o seu smartphone. 

7. Vídeo-laringoscópios (CoPilot VL e The C-MAC® Video Laryngoscope): A "via aérea difícil", quando uma boa visão da glote não é possível, pode ser um pesadelo para o anestesiologista, mesmo os mais experientes. Alguns possuem envoltório da lâmina de entubação descartável com um só toque e a tela fixável em qualquer suporte de soroterapia. 

6. CardioDefender: O sistema usa um relógio de pulso e eletrodos que transmitem os dados do paciente, via Bluetooth, para um smartphone. O CardioDefender, que recentemente ganhou tanto a aprovação do FDA e da UE, pode ativar um alarme e avisar rapidamente o médico sobre qualquer gráfico cardíaco, particularmente indesejável, através de um e-mail, torpedos, ou qualquer outro meio eletrônico de aviso.

5. Estetoscópios eletrônicos Littmann e ds32a Digital Electronic Stethoscope: Grava e reproduz o som. A principal diferença dos convencionais é determinada pela presença de dispositivos eletrônicos, inseridos no seu interior, que se encarregam de amplificar e filtrar as vibrações sonoras captadas pelo diafragma. Em virtude disso, são capazes de gerar sons de saída com uma intensidade até 18 vezes maior que os convencionais. Os estetoscópios eletrônicos podem fornecer, além do sinal sonoro característico, uma saída para sinais fonográficos. Com isso é possível a reprodução e análise gráfica, gravação no prontuário eletrônico do paciente e compartilhamento por email.



4. Mobius: traz imagens de ultra-som ao alcance de profissionais de saúde em todos os lugares. Ele consiste em uma sonda de ultra-som e um smartphone Toshiba (Windows Mobile) com software MobiSante instalado. Como o sistema é baseado em smartphones, é extremamente portátil e muito acessível comparado com os sistemas de ultra-som tradicionais. Além disso, pode utilizar a rede celular 3G ou Wi-Fi para enviar imagens remotamente.


3.  AV300 Vein Viewing System: com sistema de infravermelho para localizar a hemoglobina sob a pele, foi concebido para ser portátil e à bateria , o AccuVein AV300 pode acabar com a dificuldade de localização de veias.  







2. Vscan: aparelho de ultrassonografia portátil da GE, não maior que um smartphone, promete revolucionar o mercado brasileiro e segundo alguns profissionais, substituir o bom e velho estetoscópio. Útil em situações de derrame pericárdico, dissecção aguda de aorta e IAM, além de colecistite aguda, apendicite e mesmo na obstetrícia. Contudo, o objetivo do VSCAN não é substituir a ecocardiografia ou a ultrassonografia convencionais. No aparelho portátil, não há doppler contínuo ou pulsátil, não sendo possível quantificar a gravidade de uma lesão valvar, por exemplo. Mas usando uma análise bidimensional simples com doppler é possível detectar sinais de valvulopatia importantes, segundo Dr. Eduardo Lapa, cardiologista do blog CardioPappers.

1. iPhone: juntamente com o iPad, na minha opinião é o TOP 1 dos gadgets médicos. Veja porquê:

Disponível para compra o Monitor de pressão do iPhone e iPad


CATRA: Diagnóstico de catarata pela câmera do telefone celular


Teledermatologia: Transforme seu iPhone 3GS e iPhone 4 em dermatoscópio

Monitoramento passivo de atividades da NIKE

e ainda glicosímetro ( iBGStar Blood Glucose Meter ) e muito mais.

Top 10 Gadgets Médicos - Dispositivos médicos é um post original do TI Medicina


Se você tem outro gadget que acha que mereça estar entre os Top 10, deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. O ponto negativo de todos estes gadgets é o preço. Pelo menos no Brasil. :-(

    ResponderExcluir
  2. 。◕‿◕。 Ative canais em seu PC, Celular ou Smart TV www.smarttvhd.com.br

    ResponderExcluir