3 de jun. de 2013

Os 5 usos mais importantes dos celulares (smartphones) na Medicina

iPhones, Galaxys S, Nokia Lumia, e outros smartphones tem feito dos smartphones um acessório médico imprescindível na prática clínica. Quem usa seu celular no consultório ou nos plantões, sabe da utilidade desses dispositivos na Medicina. Quem ainda não usa, ainda está por descobrir o quão útil e impescindíveis eles são.

Os 5 principais usos dos smartphones na Medicina:

1. Referência Bibliográfica:



Quem tem instalado o app Medscape, sabe que nele há tudo o que se necessita para consultas diárias, substituindo livros textos, atlas cirúrgicos, intoxicação, interações medicamentosas, DEF, Bulários, etc, além de conter mais de 200 calculadoras médicas de score, diagnóstico e dose de medicamentos. Funciona offline, não necessitando de conexão a internet para ter acesso a sua infinita base de dados.

Para quem prefere base de dados em português, há algumas opções bem menos completas, mas muito boas, como o Guia de Vigilância Epidemiológica (GOOGLE PLAY e iTUNES).

Saiba mais sobre como usar seu dispositivo no blog só com tutoriais: 

2.  Acessórios Médicos:


Usar o iPhone como esfignomanômetro, oftalmoscópio, glicosímetro, otoscópio, dermatocópio, microscópio, saturímetro, aparelho de Ultrassom,  etc, é um dos usos méicos mais interessantes atualmente. Infelizmente a autorização desses dispositivos pela ANVISA é burocrática e cara, o que torna a importação para a venda no Brasil um impecílio.  Veja links para venda dos produtos aqui.


3.  Discussão de casos



Aplicativos como o Whatsapp tem sido muito usados para envio de imagens, vídeos e arquivos de som entre colegas médicos para discussão de casos em tempo real.

4.  Consulta à CIS 10, Tabela AMB, TUSS, Tabela Procedimentos do SUS, etc...


Pesquisa CID 10:

Android
Preço: Gratuito
Idioma: Português

P-MED Preço Médico de Proced:
 O aplicativo utiliza os parâmetros adotados pela AMB e CFM como: CH, FILME, CO, PORTE e PORTE ANESTESICO, considerando inclusive o número de auxiliares e anestesistas no preço total do procedimento.
Preço: R$4,05 
Idioma: Português

Procedimentos SUS:
 Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS.
Android e iOS 
Idioma; português
 Preço: Gratuito
Procedimentos TUSS: Terminologia Unificada da Saúde Suplementar da ANS. 
Android e iOS
Preço: gratuito 
Idioma: Português

Med Amb 92: O aplicativo consulta através de código ou descrição(parte ou todo) do procedimento, um base de dados constantemente atualizada em tempo real, localizada na internet. Bastando assim o usuário ter acesso à internet. 
Android
Preço: R$3,04 
Idioma: português

MobileCare tools lite: pesquisa de códigos AMB92, AMB96, CBHPM 5ª ed, CBHPM 2010, TUSS e CID-10. 
iOS
Preço: gratuito
Idioma: português




5.  Arquivamento de casos, Prontuários eletrônicos
Poder arquivar e ter acesso a seus pacientes de uma plataforma móvel é uma alternativa muito boa para quem não quer carregar seu laptop ou seu notebook para os vários locais de trabalho.

Os 5 usos mais importantes dos celulares (smartphones) na medicina é um post original do blog TI Medicina. Quando copiá-lo, adicionar os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário