24 de jun. de 2013

Os melhores aplicativos médicos GRÁTIS para iOS ( iPhone e iPad) - 3ª edição


O blog iMedicalapps.com publicou recentemente a 3ª edição dos melhores aplicativos médicos e não médicos para iOS (iPhone e iPad).
Vou fazer um resumo aqui, com algumas considerações pessoais.

1.  Apps não médicos:


Feedly: Com profissionais mais médicos começando blogs e ensino on-line, há uma crescente comunidade de escritores médico que escrevem grandes pérolas acadêmicas e de ensino.

Já publiquei o tutorial ensinado a usar o aplicativo Feedly aqui: 


Evernote: aplicativo que é utilizado extensivamente pelos editores da iMedicalApps. É um tremendo recurso para o armazenamento de arquivos PDF, e mais importante - manter o controle de todas as suas notas médicas. 

No blog Vida sem Papel, da Cris Ferreira, vc encontra muitas dicas bem legais de como usar melhor o Evernote: http://www.vidasempapel.com.br/tag/evernote/


DropBox: Enquanto Evernote é o aplicativo que você deseja armazenar suas notas médicas, Dropbox é o que você deseja armazenar seus arquivos médicos.

Neste post também aqui do Ti Medicina, eu ensino a usar melhor o Dropbox:

2.  Curadoria de Literatura Médica:
Imagine ser capaz de ler os seus jornais médicos favoritos em seu telefone, mas fazê-lo em um formato de revista. Imagine ter um aplicativo que atualiza automaticamente um feed com as suas mais recentes artigos de jornal, oferece fácil, um clique a visualização de arquivos PDF, e até mesmo armazená-los. Imagine não ter que acessar sua portal instituições repetidamente para ver seus artigos em revistas favoritas.

Read: Personalized Medical Journal (QxMD): neste link você pode ver um vídeo do iMedicalapps de como configurar o app: O Flipboard para médicos periódicos 


Docphin: neste link você pode ver um vídeo do iMedicalapps de como configurar o app: Docphin é todos os periódicos da biblioteca médica em um aplicativo



3. Referência de Drogas:

MICROMEDEXvocê está sempre apenas alguns cliques de distância a partir do conteúdo que você precisa, e sua toxicologia e seções de ensino clínico são inestimáveis. Ainda sem versão para o iPhone 5, onde é possível usar, mas a tela não foi otimizada para esse aparelho.

Epocrates:  Sua interface de usuário melhorada é fácil de usar e obter informação sobre a droga é rápida.



Minha opinião pessoal é de que o MEDSCAPE é a melhor e meia completa base de medicantos disponível, que incorpora uma calculadora para prescrição pediátrica muito boa. Veja mais neste post: 

4. Referência Médica:
As informações fornecidas são bem-referenciados, a autoria é clara, e os conflitos de interesse são divulgados - todas as características individualmente raras, quando se trata de aplicativos médicos. Estes aplicativos cobrem tudo, desde o mais obscuro sobre doenças até orientação passo-a-passo sobre a colocação de um acesso venoso central.

Medscape: Além da categoria médica de referência, possui Educação médica com atividades em mais de 30 especialidades (necessita inscrição), Notícias da área médica com possibilidade de salvar os artigos favoritos no aplicativo. Categorias: Reference: 1. Drogas, OTCs (Medicamento de venda livre, medicamentos isentos de prescrição (MIP's) (ou over-the-counter - sobre o balcão) e fitoterápicos, Patologias, Procedimentos e Protocolos, interação medicamentosa.
Veja uns tutoriais interessantes de como usar melhor esse app: Tutorial: como usar percentis no iPad, iPhone e Android, Usando o iPad, iPhone ou Android para avaliar Profilaxia pós-exposição ocupacional e não-ocupacional ao HIVTutorial: Avaliação de Pneumonia com iPad, iPhone e Android.


MedPage Today: foi só recentemente fequiparado ao Medscape por adição de uma seção de patologia de doenças e de monografias de drogas. Se você tiver baixado MedPage Today no passado, mas parou de usá-lo, você ficaria surpreso com a sua atualização móvel nos últimos 6 meses.

5.  Calculadoras Médicas:

QxMD Calculate:  é o único aplicativo de calculadora médica gratuita que vale a pena olhar. Os outros aplicativos de calculadora médicos gratuitos têm uma interface terrível ou não são abrangentes o suficiente.


6. Tradutor de linguagem:


MediBabble:  é o melhor médico aplicativo de tradução disponível na App Store, pago ou gratuito. MediBabble é um app de anamnese e exame físico projetado para melhorar a segurança, eficiência e qualidade de atendimento aos pacientes que não falam inglês. 

 7.  Educação e treinamento de pacientes:

Heart Decide: concebido essencialmente como uma ferramenta para conduzir conversa entre um profissional de saúde e paciente. Há também vídeos curtos sobre vários temas que vão desde angina até insuficiência cardíaca. Os vídeos sobre os procedimentos são muito mais curtos e falta narração; claramente projetado para ser parte de uma conversa entre um profissional de saúde e paciente.


First Aid:  fornece informações sobre situações médicas de urg~encia e emergência de duas maneiras. A primeira é para o usuário que não está enfrentando ativamente a situação, mas pode mas pode ser útil em palestras em escolas, por exemplo. O outro é o indivíduo lidando ativamente com queimaduras sofridas por água quente, por exemplo.


8.  Educação por Especialidades:

EPSS: app foi desenvolvido para auxiliar os Médicos da Atenção Básica na triagem, aconselhamento e serviços de medicação preventiva que são apropriados para seus pacientes. As informações EPSS é baseado nas recomendações atuais do EUA Preventive Services Task Force (USPSTF) e podem ser pesquisados ​​por características específicas do paciente como idade, sexo e fatores de risco comportamentais selecionados. 


Radiology 2.0:  app de radiologia que pode ser usado de 2 maneiras. Uma é apresentada uma imagem radiológica com um quadro clínico e com discussão do mesmo. Outra é por assunto (diagnóstico).



AANS: Desenhado por um neurocirurgião da Universidade de Indiana, em colaboração com a Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos e Neurocirurgia Atlas, Grand Rounds é um conjunto abrangente de vídeos com discussões aprofundadas com especialistas em técnicas cirúrgicas, abordagens, pérolas e armadilhas.

9.  Educação Continuada: 

Epocrates CME:  Atividades de educação continuada para a revalidação de título, completando atividades o profissional ganha pontos. 




10. Redes Sociais:

Doximity: rede social paramédicos, ainda não disponível para residentes fora dos EUA. Não consegui me cadastrar há uns 2 anos atrás.


QuantiaMD: comunidade de médicos organizadas em torno do objetivo geral de aprender e melhorar a sua prática, aparentemente disponível para os EUA somente.




Temos as nossas comunidades médicas no Brasil: 

DosctorWay rede oferece ferramentas importantes para facilitar o dia a dia dos colegas médicos, aulas em vídeo, perguntas e respostas, perfil profissional, mural, etc. Vale a pena conferir.



Os apps que ganharam menção honrosa do site são: 
  • MKSAP 16 - Medicina Interna banco de questões de medicina interna
  • 3M Littman SoundBuilder - ferramenta ausculta cardíaca
  • Epônimos (para estudantes) - epônimos médicos, por exemplo, ROVSING, Virchow, etc
  • Reparação de pulso - Um dos nossos aplicativos inovadores para 2.012 vencedores, um aplicativo bonito que você pode usar para pacientes de educação, permite que você anote sobre as animações do app - algo que não vimos antes.
  • Hallux Angles - Um inovador aplicativo de realidade aumentada médico para o iPhone.
  • Catarata móvel - Permite não só aumentar seu próprio conhecimento da cirurgia de catarata, mas ótimo para a educação do paciente.
  • Glucagon - Um aplicativo que ensina os pacientes e mais importante - os membros da família - como tratar eventos hipoglicêmicos.
O Post Os melhores aplicativos médicos GRÁTIS para iOS ( iPhone e iPad) - 3ª edição é de autoria do TI Medicina. Quando for copiá-lo citar a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário