23 de fev. de 2017

Caso Clínico no Figure1: Aprendizado de Máquina

O app Figure1, conhecido como o Instagram dos Médicos, publica casos para discussão e quizes (tem que estar logado para acessar), esta semana me surpreendeu publicando um caso clínico de Informática em Saúde:

"A Aprendizagem de Máquina - ou fornecer computadores com a capacidade de realizar tarefas cada vez mais complexas sem programação explícita - prevê  transformar a medicina na próxima década. Por exemplo, a análise automatizada de imagem com o uso de algoritmos está avançando a um ritmo que pode mudar a forma como a radiologia é praticada .
Existem partes da sua prática que poderiam ser automatizadas? Deveriam ser automatizadas? Como você acha que a aprendizagem automática vai mudar seu trabalho? "

Algumas Sugestões interessantes:
  • Diferenciar no monitor cardíaco uma assistolia de um rítmo sinusal normal ou ser mais específico quanto a arrtmias,  para disparar o alarme (normal sinus rhythm: NSR). 

  • Auxiliar o Diagnóstico por imagem em Oftalmologia, principalmente na avaliação de imagens de retina.

  • Interpretação de monitoramento fetal intrauterino para evitar acidose metabólica fetal

E surgiram preocupações quanto a substituição de médicos por computadores, mas não é isso do que a Aprendizagem de Máquina se trata. A aprendizagem de máquina é um das áreas dentro da Inteligência artificial que usa grande volumes de dados para "aprender", reconhecendo padrões em um tempo infinitamente menor que o ser humano reconheceria. Dessa forma, a análise (preditiva,  descritiva ou prescritiva) poderia indicar um desfecho provável para o assunto pesquisado.

 E nisso, o comentário abaixo acerta. A aprendizagem de máquina na área da saúde usa Processamento de Linguagem Natural (NLP) em registros clínicos. E, na minha xereta opinião, e de alguns estudiosos, o discurso do paciente ainda pressupõe um senso comum que o médico possua, e que entenda a intensão por trás do discurso do paciente. Isso ainda é extremamente difícil para a máquina. Ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário