3 de abr. de 2017

5 coisas que os médicos nunca devem publicar em mídias sociais

 Do site DoctorCPR.com vem essa matéria útil e interessante sobre médicos e mídias socias:

A popularidade das mídias sociais explodiu nos últimos anos, com 31,24% de todo o tráfego na web vindo das plataformas de mídia social . De acordo com o New York Times, em abril de 2015, a principal plataforma de mídia social é Facebook com um incrível 1,44 bilhões de usuários.

Esta imensa popularidade oferece aos profissionais médicos algumas oportunidades para melhorar a sua interação com o paciente. Algumas das maneiras construtivas em que os médicos podem utilizar as mídias sociais incluem:
  • Melhor envolvimento com os pacientes. Responder a perguntas gerais, responder a comentários e compartilhar informações médicas  úteis
  • Promoção de serviços médicos
  • Construir um perfil relevante dentro da comunidade local
  • Divulgação de informações importantes sobre condições médicas, novos tratamentos e resultados de pesquisas


No entanto, você também deve estar ciente dos perigos potenciais do uso de mídias sociais. Aqui estão 5 coisas que os médicos nunca devem publicar em mídias sociais.
 
1. Informação Médica Confiável: Ao usar mídias sociais, vemos muitas manchetes médicas publicadas diariamente. Os artigos são muitas vezes cheio de imprecisões e distorções da investigação médica. Profissionais médicos devem evitar republicar, compartilhar, curtir ou retwitar notícias sobre tratamentos médicos a menos que tenham lido completamente a história e ter verificado a sua precisão. Se um usuário encontrar informações médicas imprecisas no seu perfil, sua reputação online fica prejudicada. 
É importante para os profissionais de saúde perceberem o volume imenso de pessoas que usam a Internet para pesquisar mais sobre sua saúde. Pew Research estima que mais de um terço dos americanos têm usado a Internet para descobrir que condição médica eles ou alguém pode ter . Os pacientes atuais e potenciais encontrarão o seu perfil social  e avaliarão seu índice de exatidão.

2. Não publique nada que viole a confidencialidade do paciente: O American College of Physicians recomenda que os médicos sejam conscientes das implicações, ao usar a mídia social, com relação a confidencialidade do paciente. Houve casos de médicos perderem sua licença médica após postar uma imagem em mídias sociais que violou a confidencialidade do paciente . Mesmo postar uma imagem de uma erupção cutânea pode ser considerado uma violação da confidencialidade do paciente, por isso tenha muito cuidado. Sempre há que se obter permissão do paciente por escrito, se for usar uma imagem de qualquer parte do corpo. Evite falar sobre pacientes específicos em todos os meios sociais, a menos que você tenha permissão para fazê-lo. Mesmo se não há nenhuma chance de que um paciente poder ser identificado pelo que você escreve em mídias sociais, é  pouco profissional discutir as especificidades de sua doença.
Tenha cuidado ao tirar fotos de si mesmo enquanto estiver em sua clínica. Também houve casos em que profissionais médicos acidentalmente incluíram a imagem do paciente no fundo da imagem enquanto tiravam uma  "selfie". Certifique-se de que não há registros de saúde do paciente em exibição ao tirar fotos na prática clínica e nenhum paciente é incluído nas fotografias a menos que eles queiram ser. Todos os profissionais em empregos médicos e empregos em escritório médicos (enfermeiros, médicos de clínica geral, recepcionistas, cirurgiões) devem manter a confidencialidade do paciente em mente quando postar em suas mídias sociais.

3. Suas informações pessoais: Você deve evitar postar qualquer informação pessoal em mídia social profissional. Publicando um comentário, imagem ou vídeo inapropriado pode manchar sua reputação profissional. Também corre o risco de uma ruptura na relação paciente-médico se os pacientes sabem muito sobre sua vida pessoal.  Por exemplo: quando você está falando com seus pacientes em um ambiente clínico não é adequado comentar que  você ficou muito bêbado na sexta-feira passada e passou um vexame.
O Colégio Americano de Médicos (ACP) e a Federação das Juntas Médicas Estaduais (FSMB) recomendam que os médicos criem contas de mídia social separadas para suas vidas profissionais e pessoais . Eles também sugerem que o perfil profissional seja mais visível do que qualquer perfil pessoal.
  Os profissionais médicos devem avaliar se as informações que colocam em seu perfil de mídia social é adequada às necessidades de seus clientes. Se você é um clínico geral, é improvável que postar sobre sua vida pessoal seja de algum benefício para seus pacientes. Sempre pense sobre os tipos de informações de seus pacientes e da comunidade estão interessados ​​em saber. Outros funcionários em clínicas, incluindo recepcionistas e gestores devem ser também cuidadoso sobre o conteúdo de sua mídia social.

  4. Opiniões sobre questões controversas: Ao usar a Internet, muitas pessoas se sentem mais opinativo e livre para divulgar suas opiniões. Acreditam que o mundo virtual não está conectado ao real! Infelizmente, o que você diz no mundo virtual definitivamente terá repercussões no mundo real. Qualquer tópico controverso deve ser evitado no seu perfil profissional, tanto quanto possível, incluindo qualquer coisa a ver com religião, política, racismo, aborto e controle de armas . Você pode perder clientes e credibilidade com isso.

5. Reclamações: Mesmo se você está tendo tido um dia muito ruim, é pouco profissional para usar as plataformas de mídia social para reclamar sobre sua situação. Mesmo se for um paciente desagradável ou um colega irritante, não use mídia social para dizê-lo. Tudo o que você escreve em mídias sociais pode um dia voltar a assombrá-lo. Se você se queixar de seu chefe, na próxima vez que mudar de emprego um possível empregador pode encontrar os comentários on-line. Um paciente pode perceber que você estava reclamando sobre eles em mídias sociais!

* Lembre-se da regra de ouro de usar as mídias sociais como um médico - apenas postar informações que seus pacientes e da comunidade vai encontrar útil. Seja profissional e lembre-se de que os posts de mídia social têm resultados de mundo real *.

Autor: Pablo Horteg-Media Social e Analista de SEO e Escritor Convidado para DoctorCPR.com–America’s #1 Site for Medical Jobs + Practice Resources

leia Também:

Como médicos devem usar redes sociais para evitar erros

Nenhum comentário:

Postar um comentário